1. Exercício tempo e metamorfose
Narrativa linear ou circular. A partir de 2 frases dadas, escrever um argumento de 10 linhas. As frases saem de um conjunto de 11; é atríbuida 1 (aleatoriamente) a cada grupo de trabalho; o grupo escolhe a 2ª frase do conjunto de 11.
Escrita sob influência dos filmes:
L’homme sans ombre + Fugue - George Schwizgebel
Stuart - Zepe
Escrita sob influência dos filmes:
L’homme sans ombre + Fugue - George Schwizgebel
Stuart - Zepe
1. O homem carregado
2. O rapaz sem cadeira
3. A mulher solta
4. A clausura indolor
5. A noite longínqua
6. O deserto baixo
7. O rio seco
8. A espera abrigada
9. A chave sonâmbula
10. A torre dos dois telhados
11. A chuva da manhã
Tentar construir uma história, um argumento estruturado – mas que mesmo assim se desenhe em liberdades poéticas, onde haja espaço para a exploração da subjectividade, para uma expressão intensa, para sugestões – para o informe. A metamorfose não é motor da narrativa – é o “como”.
O “como” é quase outra história. É como se utilizássemos a estrutura narrativa para criar um mapa que depois pudéssemos percorrer, onde fosse possível a perda ou o encontro, a deriva e a imobilidade, et caetera. É através das passagens entre planos, entre situações e entre percepções que se vai construindo essa segunda linha, tão ou mais forte que a primeira. Não se trata necessariamente de utilizar ou criar metáforas, mas antes de associação de imagens e de movimentos no tempo.
2. Exercício A Dúvida
Narrativa (cruzada) em 3 CENAS autónomas, a partir de um conjunto de 11 frases de partida.
Escrever um pequeno argumento de 10 linhas. Escolher 2 destas frases, segundo uma lógica ‘interna’ – construir um universo narrativo e de representação (coerentes).
Escrita poética: sublinhar o ponto de vista subjectivo (relativo às personagens como ao tipo de escrita, mas não necessariamente ao ponto de vista da câmara) e a dúvida (conceito).
Imagens de partida (metáfora+acção):
1. O passaporte enquanto fuga
2. A mulher enquanto esquecimento
3. A demora enquanto odor maligno
4. A fronteira enquanto atraso
5. Os wagons metálicos enquanto conforto interior
6. O contrabandista enquanto mordedura
7. A estação enquanto lua nova
8. A ferida no pé enquanto memória
9. Os violinos enquanto animais perdidos
10. A estrangeira enquanto desvio
11. A corda no braço enquanto 2ª vida
(formam-se 11 grupos aleatórios a partir das frases. escolhem mais duas; de preferência escrita em dupla)
Escrever um pequeno argumento de 10 linhas. Escolher 2 destas frases, segundo uma lógica ‘interna’ – construir um universo narrativo e de representação (coerentes).
Escrita poética: sublinhar o ponto de vista subjectivo (relativo às personagens como ao tipo de escrita, mas não necessariamente ao ponto de vista da câmara) e a dúvida (conceito).
Imagens de partida (metáfora+acção):
1. O passaporte enquanto fuga
2. A mulher enquanto esquecimento
3. A demora enquanto odor maligno
4. A fronteira enquanto atraso
5. Os wagons metálicos enquanto conforto interior
6. O contrabandista enquanto mordedura
7. A estação enquanto lua nova
8. A ferida no pé enquanto memória
9. Os violinos enquanto animais perdidos
10. A estrangeira enquanto desvio
11. A corda no braço enquanto 2ª vida
(formam-se 11 grupos aleatórios a partir das frases. escolhem mais duas; de preferência escrita em dupla)
3. Exercício Eco e Memória
Narrativa em 3 SEQUÊNCIAS autónomas,
Escrita sob influência dos filmes:
The hat - Michelle Cournoyer
Sobriety, obesity and growing old - William Kentdrige
La memoire des chiens - Simone Massi
The hat - Michelle Cournoyer
Sobriety, obesity and growing old - William Kentdrige
La memoire des chiens - Simone Massi
Three Love Stories - Svetlana Filippova
E das palavras:
1.
De dia, um cão cinzento.
2.
A rapariga que há-de nascer terá os olhos abertos.
3.
Ah, o passado.
O tempo onde acumularam
Os dias lentos.
(haiku de Busson – em: Poemas mudados para português, Herberto Helder, O bebedor nocturno)
(optar por 1, 2 ou 3)
Escrever um pequeno argumento de 10 linhas, construindo um universo narrativo e de representação (coerentes).
História a 3 tempos: o mesmo evento é contado a 3 tempos diferentes / ou / uma imagem serve de “eco” (propaga-se ou é recuperada ao longo da história).
Narrativa só por imagens e sonoplastia (sem diálogos ou voice over);
Explorar a memória e o tempo distendido – subtracção e sobreposição, elipse e repetição, ritmo (continuidade/descontinuidade).
0 comentários:
Enviar um comentário